domingo, 7 de setembro de 2008

ainda sobre o passaporte...

Ir na Polícia Federal fazer o passaporte é uma pequena aventura, vc deve chegar lá com certa antecedência, esperar na fila, sentadinha, quando chega sua vez, podem passar na sua frente, gestante, idoso e tudo mais, (correto, se eu estivesse nessas condições iria gostar muito) então quando chega a hora de fazer o seu documento, vc morre de medo de ter esquecido em casa (quilômetros de distância) algum documento ... e aí babou, a funcionária da dpf, muito gentil, me disse que teria feito o meu passaporte quando um dia fui, sem agendamento, coisa que não aconteceu porque quando fui, ela não estava lá e aí, dancei ... E voltei tempos depois com o agendamento.
Toda esta preocupação devo explicar, como eu pretendia ir para dois países diferentes e os vistos: um seria pessoalmente e o outro via despachante, tudo isto demanda muito tempo, então não sabia se daria tempo para tudo, no fim acabou tudo certo, mas o caminho foi longo, e muito incerto ...
Passou, mas aí vai uma dica, tem que começar a preparar com muitos meses de antecedência, no meu caso, levou praticamente nove meses... um parto...

Nove meses, para reunir documentos, renovar passaporte, reunir documentos, perder o prazo para enviar os documentos para o consulado canadense, já que tinha a o agendamento para o visto americano, esperar o passaporte com visto americano chegar, enviar passaporte via despachante para o consulado canadense e esperar ansiosamente pela resposta afirmativa de visto. uau.

E, então reunir com o agente de viagens que a cada dia nos dá dicas legais sobre tudo, detalhes necessários para não termos dificuldades em nossa viagem em solo canadense e americano.

Nenhum comentário: